terça-feira, 4 de julho de 2017

As reações aos resultados finais

Na tarde do dia 03/07 aconteceu a Assembleia Geral da SINUSI do Ensino Médio, na qual os discursos finais foram lidos, e os resultados anunciados..


No Centro Cultural do Taguaparque, após os discursos finais, as menções honrosas foram concluídas. Logo depois, vieram os esperados resultados classificatórios. As delegações foram qualificadas de acordo com a apresentação cultural, a ornamentação de sala, os destaques nos comitês e, por fim, o discurso final. Assim, cada etapa resultava em pontos, que foram somados. O resultado foi: França, Coréia do Sul, China, Japão, Índia, Estados Unidos da América, Brasil, Itália, Reino Unido, Alemanha e Rússia.

A ganhadora da SINUSI 2017, França, obteve destaque nos comitês em geral, com os alunos: João Victor Romanow (OMC), João Pedro Cardoso (OMS), Ana Luiza Araújo (Direitos Humanos), Victor Ramos (Meio ambiente), Beatriz Nunes (Economia e finanças) e Juliana Angelina (Crise hídrica no Brasil). Além disso, também conquistou menção honrosa pela ornamentação de sala e pelo discurso final, feito pelo aluno Victor Ramos e pela aluna Juliana Angelina, que valorizaram os comitês e o ponto de vista deles sobre todo o processo da SINUSI. No discurso, o grupo usou uma metáfora sobre o copo e a água, para demonstrar que a maneira como as coisas são vistas pode mudar tudo.

Ademais, o grupo ficou marcado pela música cantada por eles, que visava os ideais de igualdade, fraternidade e liberdade. Ainda, em todas as fotos da equipe, uma galinha de brinquedo estava presente. A aluna Ana Luiza Araújo, do 3° C, explicou que, em um dos ensaios, uma colega do grupo trocou o nome França por Franga e, a partir daquele momento, a brincadeira pegou. Ela também comentou sobre as várias dificuldades sentidas por eles, visto que a formação do grupo aconteceu a partir de dois grupos rivais se uniram, e os momentos em que pensaram em desistir, mas continuaram.

A delegação da Coréia do Sul também conseguiu menções honrosas nos debates com os alunos: Guilherme Dilan (Conselho de Segurança), Ana Lara Pereira (OMS) e Isabella Lopes (Meio Ambiente). O país também conquistou a menção honrosa referente à apresentação cultural, etapa na qual se destacou. Nela, o azul foi representado, como forte e imponente, representando a água, além da demonstração de como tudo surge a partir desse elemento. O aluno Guilherme Dilan, do 2° ano F, afirmou: “A SINUSI é uma experiência única em que você consegue descobrir o que quer da vida, assim, descobrir novas fronteiras e ultrapassá-las… Mesmo tendo ficado em 2° lugar, eu acho que o mais importante na SINUSI é o respeito”. Quando questionado sobre o que os levou ao resultado da apresentação cultural, o aluno brincou: “Briga, briga… A gente comia e brigava mais e comia de novo... Mas dedicação total, de 8h da manhã a 22h da noite… A gente briga, mas está todo mundo junto, a união é algo incrível”.

A delegação da China, que ficou em 3° lugar, teve como destaque o aluno Rafael Durval, com menção honrosa em relação ao comitê da crise hídrica no Brasil. O aluno Vinícius Braga, do 2° F, conclui sobre sua experiência no evento: “No começo, a SINUSI foi um pouco difícil, mas de acordo com que o grupo foi fluindo, as coisas foram andando… Algo que eu posso tirar como ensinamento dessa SINUSI é a dedicação e o respeito… Uma dica para as pessoas é saber que você vai se estressar, principalmente na ornamentação de sala, mas que vai ser gratificante”. O aluno também afirmou que a SINUSI é capaz de reunir pessoas com pensamentos diferentes em um grupo e, ainda assim, todos conseguem aprender mutuamente. Logo, para ele, o respeito é o mais importante da Simulação.
Compartilhe: