terça-feira, 4 de julho de 2017

Assembleia geral e expectativas

Por Bárbara Cunha, repórter da Agência de Comunicação
Fotos por Fernanda Luz, fotógrafa da Agência de Comunicação

Ontem (03/07) foi o fim da SINUSI do Ensino Médio e a Assembleia Geral teve como objetivo apresentar os discurso finais, no Centro Cultural Taguaparque.


A Assembleia Geral iniciou-se às 15 horas e uma delegação não estava presente, a delegação da Rússia. Portanto a ordem para os discursos finais foi a seguinte: Estados Unidos da América, Reino Unido, Índia, Brasil, China, Japão, França, Coréia do Sul, Alemanha e Itália.



A delegação dos Estados Unidos da América propôs, em seu discurso final, que todos saíssem do comodismo e propusessem soluções conjuntas, como foi feito na maioria dos debates. E ainda adicionou que, pactos mais eficientes que o Tratado de Paris fossem feitos. Tais como, a fiscalização e distribuição da água a partir da crise hídrica presente no Brasil. Eles também ressaltaram a necessidade da empatia humana e como isso é aplicado nas garantias igualitárias dos Direitos Humanos. Também em destaque nos debates da Organização Mundial da Saúde (OMS), os EUA ofereceram um acordo de transporte e fiscalização naval na África.



O Reino Unido apresentou em seu discurso pontos positivos e negativos de sua trajetória perante a SINUSI. Eles mostraram positividade e tiveram como aprendizado a importância de ter confiança e saber que de uma forma ou de outra irá dar certo. Na ornamentação da sala, a delegação do Reino Unido apresentou Contos de fadas e, por fim, agradeceu a ajuda do apoio, que, para eles, foi de extrema importância.



A delegação da Índia ressaltou o desenvolvimento tecnológico presente no país e a economia liberal em que se encontra. Nos debates da Organização Mundial do Comércio (OMC), ela apresentou medidas inovadoras para o livre comércio e posicionou-se contra a formação de cartéis. Já nos da OMS apresentou ajuda nos genéricos virais e no combate contra HIV, a partir do desenvolvimento de medicamentos. Nos debates do Meio Ambiente, a Índia, apesar de ter sua energia voltada para o carvão, promete, e já coloca em prática, o aumento do uso da energia solar.



O Brasil abordou em seu discurso, o reconhecimento das diversas culturas presentes no país. Na apresentação cultural - o Carimbó. A valorização de seu mérito ocorreu por se tratar de um grupo em que grande maioria dos integrantes é do 1° ano. No comitê que discutia a crise hídrica no Brasil eles apresentaram propostas de conscientização das pessoas. Já no Conselho de Segurança, eles ressaltaram o total apoio a fragmentação do Estado Islâmico. E, por fim, no comitê da OMS, o Brasil forneceu o transporte naval de medicamentos genéricos para o continente africano.



A China começou seu discurso agradecendo a SINUSI como um todo. No comitê da OMS, foi oferecido, juntamente com a Índia, um suporte financeiro de 2 bilhões de dólares para compra de medicamentos. Também foi proibido o teste em cobaias humanas. A delegação ofereceu ajuda no comitê dos Direitos Humanos com alimentos na guerra. No debate sobre a crise hídrica no Brasil, foi proposto o uso de medidas eficazes do próprio país e não externas. No comitê de Meio ambiente, eles ressaltaram o não uso da energia de hidrogênio por se tratar de uma fonte de energia utópica. A SINUSI os permitiu crescer como cidadãos e alunos, mostrando gratidão pelos diversos momentos vividos.



O Japão teve considerações no comitê dos Direitos Humanos em relação ao investimento na mão de obra Africana, para que isso diminuísse os índices de desemprego e em relação a alimentos transgênicos na região. Também ofereceram o uso da tecnologia para a dessalinização da água, juntamente com o Brasil e outros países. No Conselho de Segurança, que discutiu as relações com a Coréia do Norte, o Japão apoia sanções econômicas mais rígidas que visam aliviar os conflitos mundiais relacionados a armas nucleares. Já no debate de Economias e Finanças, um importante acordo foi estabelecido com a China para a plantação de futuras matérias primas querendo o desenvolvimento das duas nações.



No discurso da França, assim como na apresentação cultural e ornamentação da sala, o ideal “Fraternidade, Igualdade e Liberdade” foi ressaltado. No comitê dos direitos humanos, a França conseguiu fazer acordos com todas as delegações e propôs, como solução a longo prazo para a fome na África, o investimento no setor agrícola do continente. Na OMS, eles sugeriram o barateamento de vacinas e medicamentos e no comitê do Meio Ambiente, foram os pensadores da energia de hidrogênio, que deu o que falar no debate. Para finalizar seu discurso, usaram a metáfora do copo cheio em que tudo se baseia em uma forma de olhar, pois se há força para continuar e perseverança para sair da zona de conforto, é possível mudar o mundo.



No começo do discurso, a Coréia do sul usou a água para enaltecer o seu crescimento econômico e social. No comitê da OMS, a delegação forneceu uma rede de pesquisa, doação e distribuição de vacinas para a África, em acordo com a França, China e Índia. No Conselho de Segurança, eles foram contra a permanência de Bashar al-Assad no poder, por relacionarem-no ao Estado islâmico. Em relação a crise hídrica no Brasil, eles propuseram medidas emergenciais, como o uso do Proálcool e fornecimento de benefícios fiscais àqueles que usarem a água da chuva no setor agrícola. Para finalizar, o rio foi usado como guiador de fluxo do destino.



A Alemanha apontou em seu discurso que aprovou todos os projetos de resolução, justamente por buscar a paz. No comitê do meio ambiente eles fizeram acordos com a França e no Conselho de Segurança, apoiaram o menor uso de armas em decadência do terrorismo. No ECOFIN (Comitê Econômico e Financeiro), eles sugeriram a limitação da agências reguladoras. Finalizando com a importância do respeito aos países e a união da SINUSI.



A última delegação a discursar foi a Itália, que apresentou um discurso inovador e informal ganhado empatia dos demais delegados. O orador agradeceu o suporte da França e fez referências a antigas SINUSI, de forma divertida. Defendeu como ponto forte de sua delegação a ornamentação de sala que obteve ajuda do Apoio. E agradeceu a organização e o suporte oferecido pela SINUSI.
Compartilhe: