quinta-feira, 29 de junho de 2017

A perspectiva dos professores sobre os debates do Ensino Médio e do Ensino Fundamental

Por João Pedro Cruz, repórter da Agência de Comunicação
Fotos por: Ana Carolina Ramalho, fotógrafas da Agência de Comunicação

Os professores Gabriel França e Mario deram dicas e falaram sobre suas expectativas em relação aos debates.

Ao conversar com os professores sobre os debates, eles disseram que, para o ensino médio, o comitê de crise hídrica se destaca, pois o Distrito Federal passa por uma atual crise nesse cenário. Para se destacar nesse comitê, é necessário apresentar uma proposta para salvar Brasília. Outra forma de se sobressair é apresentar, se possível, uma solução de desenvolvimento sustentável, não só para recuperar o país, mas também para promover desenvolvimento industrial.

Em relação aos alunos nos debates, o professor Mario disse que espera tentativas de acordo, soluções e tratados para as delegações se ajudarem, a fim de diminuir as acusações, os conflitos e os julgamentos. O professor também demonstrou interesse na evolução dos alunos e na interação entre eles. Ainda, afirmou que eles marcaram a data da SINUSI para depois das provas abertas, a fim de facilitar a busca de conhecimentos por parte dos alunos.

Sobre o debate em geral, o professor França diz que proporciona amadurecimento no aluno, pois gera a possibilidade e a dificuldade de pesquisar; além dos mesmos poderem ver a capacidade de criar e trazer argumentos sólidos para o evento. “A forma de interação entre os alunos é algo gratificante”, declarou Gabriel França. Já o professor Mario comentou “a SINUSI é feita de vários momentos, que envolve duas frentes, a parte pedagógica, e a parte cultural”. A partir disso, a parte pedagógica é a área dos debates, e a cultural é a área da apresentação cultural, juntamente com a ornamentação de sala. Os professores aguardam ansiosos para o início dos debates, os quais ocorrerão a partir desta terça-feira (27/06), às 14h30 na unidade de Águas Claras.

Para os professores entrevistados, a SINUSI, de forma geral, traz o amadurecimento do aluno em relação à sua percepção acerca da realidade, de si mesmo, da cultura de seu próprio país e de outros países também. A jornada de amadurecimento e de aperfeiçoamento da visão sobre o mundo foi algo dito sobre o que o debate da SINUSI ocasiona para os alunos. Segundo o professor França, “A maior contribuição da SINUSI para o aluno, é a descoberta dele mesmo”.

Dessa forma, a expectativa acerca dos debates que virão é positiva. Diante do conhecimento de mundo que o aluno irá agregar em sua construção individual de ser, nós esperamos que eles também captem a essência da SINUSI, com o espírito de coletividade e de interação social no mundo globalizado.
Compartilhe: