quarta-feira, 25 de junho de 2014

Dicas sobre vídeos e músicas para a Apresentação Cultural


As aberturas da Sinusi e da Sinusi Júnior são atrações em que há desfile das delegações, espetáculos elaborados pelos grupos e muita emoção dos espectadores. Parte dessa sensação fica por conta da exposição das músicas e vídeos característicos de cada país.

Todos sabem da importância dos vídeos, e para que dê tudo certo na hora da cerimônia, seguem algumas dicas. Apesar da ansiedade, preste atenção e não deixe passar nenhum detalhe!

  •   Não deixe para fazer o vídeo na véspera da entrega para o teste de mídia;
  •   Faça um único arquivo de música, imagens e vídeos em formato AVI.
            Os arquivos de música só serão aceitos em MP3 e de vídeo em AVI. Eles devem estar armazenados em um único documento, totalizando o tempo total e máximo da apresentação. Não serão executados mais de um arquivo por equipe.

  •   Monte um vídeo com imagens e músicas em alta qualidade;
  •   Nivele os volumes das músicas e vídeos utilizados na montagem;
  •   Faça um arquivo que possa ser copiado para o computador de execução;
  •   Teste a mídia com antecedência em, pelo menos, dois computadores diferentes;
  •   Tenha sempre em mãos os arquivos originais da apresentação;
  •   Não solicite pausar o vídeo na apresentação;
  •   Deixe uma pessoa responsável pelo roteiro de exibição, sabendo dos detalhes do grupo. Ela também deverá estar na mesa de comando para orientação das luzes.
  •   Mantenha sigilo sobre a apresentação.


Algumas das seguintes informações sobre a estrutura disponível também podem ajudar na formação de sua apresentação:

O palco é montado com ferragens e madeira e é forrado com carpete. Suas medidas são de 10 metros de comprimento, 3,5 de altura e 4 de profundidade.


É constituído por duas escadas de acesso (uma em cada lateral), área de concentração nas laterais e atrás do palco, grades no fundo e laterais de segurança.

A sonorização é em PA estéreo para o público, com dois retornos para o palco, quatro microfones de mão sem fio e dois com fio e pedestal. Quem desejar conectar instrumentos deverá informar no formulário de apresentação.

A iluminação conta com luzes frontais brancas e coloridas, um canhão seguidor branco para foco individual, duas luzes no fundo do palco, e ainda há máquina de fumaça. Para a projeção, há dois telões (3,8 metros de comprimento por 2,5 de altura) nas laterais e um monitor de palco.

Saiba também que as tomadas de energia são de 220 volts, e é preciso reforçar que o notebook usado executará as mídias de áudio em MP3 e de vídeo em formato AVI.

Questão ética

É crucial, inclusive, que seu vídeo seja cauteloso com questões de ética, uma vez que a Sinusi e a Sinusi Júnior são projetos pedagógicos nos quais, apesar de haver competição, respeito e educação são essenciais não somente na concepção dos clipes, mas em todas as outras atividades.
A apresentação dos países na abertura – constituída também pelos vídeos – deve mostrar, com princípios morais, características e peculiaridades do país representado.

Tire suas dúvidas

Se ainda houver algum questionamento sobre os roteiros de apresentações, nos dias 17 a 22 de julho, o Grupo de Apoio 2014 estará nas unidades de Ensino Fundamental e Médio à disposição para tirar dúvidas. 

Lembre-se de se programar de acordo com o prazo de entrega, pois as mídias serão recebidas até o dia 21 de julho, às 16 horas. Os grupos serão penalizados se houver atraso.

Informações de Mídia e Técnica por Fred Olivieri
Princípios de moral e ética baseados do Manual e Regulamento da Sinusi e Sinusi Júnior 2014

Lorena de Oliveira, repórter da Agência de Comunicação da Sinusi 2014
Compartilhe: